Em 2024, os incêndios próximos a redes elétricas em Goiás aumentaram 300% em comparação ao mesmo período de 2023, segundo a concessionária Equatorial. Entre julho e agosto de 2024, foram registradas 614 ocorrências, em contraste com 137 no ano anterior. Roberto Vieira, superintendente técnico da empresa, explicou que os incêndios afetam diretamente a rede elétrica, e até mesmo a fuligem pode interromper o fornecimento de energia, causando curtos-circuitos ao transformar o ar em condutor.
A Equatorial treinou brigadistas e conta com 10 geradores móveis para emergências e manutenção. Além disso, no período de chuvas, a empresa mobilizará 1.480 equipes para atender ocorrências. A concessionária também utiliza mais de 10 mil equipamentos de inspeção, incluindo drones, para monitorar o funcionamento da rede.
O superintendente destacou que o calor extremo também impacta a rede elétrica, dilatando os fios e afetando o desempenho dos geradores. A previsão para outubro indica chuvas acima da média no centro-norte de Goiás, enquanto no sul as chuvas devem ser mais intensas, com rajadas de vento, conforme o plano de ação da empresa para o período chuvoso.