Dois bombeiros prestaram socorro a um filhote de queixada, uma espécie de porco-do-mato, que foi encontrado com as patas gravemente queimadas durante um incêndio de grandes proporções em fazendas de São Miguel do Araguaia, no norte de Goiás. Em um vídeo, os militares aparecem dando água ao animal visivelmente debilitado.
O incêndio, que ocorreu na última segunda-feira (30), destruiu aproximadamente 20 hectares de pastagem e mata nativa. Mesmo com os cuidados imediatos dos bombeiros e o atendimento veterinário, o filhote acabou inalando muita fumaça e faleceu devido à insuficiência respiratória.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas foram intensas, atingindo até áreas urbanas próximas. No combate ao fogo, foram utilizadas técnicas de controle como abafadores, sopradores e aceiros, além de caminhões-pipa e tratores. Ao todo, três tratores equipados com tanque pipa e 50 mil litros de água foram usados para controlar as chamas.
A queixada, maior espécie de porco selvagem no Brasil, encontra-se em risco de extinção em várias áreas do país, segundo estudos da Universidade Federal de Goiás (UFG). Em algumas regiões, como El Salvador, a espécie já foi declarada extinta.