Uma sucuri de aproximadamente 3 metros de comprimento parou o trânsito na GO-010, em Leopoldo de Bulhões, no sudeste de Goiás, na manhã de domingo (3). O momento foi registrado em vídeo por Cleberson Holanda, que estava a caminho do trabalho. O material foi compartilhado com Dione Meireles, morador da cidade, e enviado à TV Anhanguera.
De acordo com o biólogo Edson Abrão, a sucuri é uma espécie semiaquática, encontrada frequentemente em mananciais, riachos, lagos e lagoas. “Ela prefere água límpida, mas pode se adaptar a águas mais turvas”, explicou o biólogo, reforçando que a região em que o animal foi visto é próxima a corpos d’água, habitat natural dessa serpente.
Embora não seja peçonhenta, já que não possui presas inoculadoras de veneno, o biólogo alerta para os riscos de interagir com esse tipo de animal. “É importante não tocar ou mexer com a serpente. Mesmo sem veneno, ela pode morder e causar infecções que, em alguns casos, podem ser fatais”, afirmou Abrão.
O especialista enfatiza que, ao avistar uma sucuri, o mais seguro é manter distância e permitir que ela siga seu caminho sem perturbações.