Moradores de Leopoldo de Bulhões, em Goiás, estão preocupados com as frequentes aparições de sucuris no lago turístico da cidade. As serpentes, que podem chegar a mais de 6 metros de comprimento, têm atacado animais de pequeno porte, como galinhas, cães e gatos. Embora não haja registros de ataques a humanos, a presença constante das sucuris causa insegurança aos frequentadores do lago.
O militar aposentado e serpentário Waldemar Rodrigues de Oliveira relatou que as sucuris aparecem mais entre outubro e novembro. “Já peguei várias cobras aqui e levo para longe da cidade, sem matar”, comentou Waldemar. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás orienta a população a evitar contato com as serpentes e, em caso de emergência, ligar para o 193.
O biólogo Edson Abrão explicou que a espécie presente no lago, a sucuri-verde (Eunectes murinus), não possui veneno e mata suas presas por constrição, comprimindo-as até causar parada cardiorrespiratória. Embora ataques a humanos sejam raros, a mordida pode provocar infecções. Ele recomenda que o local tenha sinalizações alertando turistas e moradores sobre a presença das serpentes.