Um avião pertencente à família Fries, de Mineiros (GO), explodiu após ultrapassar a pista durante o pouso no Aeroporto de Ubatuba, litoral de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9). A aeronave, matrícula PR-GFS, saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros e tentou pousar em Ubatuba sob condições climáticas adversas, com chuva e pista molhada, segundo a Rede Voa, que administra o aeroporto.
O acidente ocorreu na Praia do Cruzeiro, deixando o piloto morto e ferindo outros quatro ocupantes: dois adultos e duas crianças, que foram resgatados com vida. Três pessoas que estavam em uma pista de skate próxima ao local também precisaram de atendimento médico. Não há informações detalhadas sobre o estado de saúde dos sobreviventes.
A aeronave modelo 525, fabricada em 2008 pela Cessna Aircraft, tem capacidade para sete passageiros e dois pilotos. A propriedade do avião é compartilhada entre membros da família Fries, incluindo o fazendeiro Nelvo Fries, um nome de destaque no interior de Goiás.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para investigar o caso. Técnicas específicas estão sendo aplicadas para coletar dados e preservar elementos que possam esclarecer as causas do acidente.