Polícia faz operação contra grupo suspeito de invadir sites do GDF e chamar ‘engravatados de Brasília’ de ‘vermes parasitas’

Compartilhar esta postagem

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quinta-feira (7), uma operação contra grupo suspeito de hackear servidores do governo do DF, em março deste ano. Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão em Paranaguá, no Paraná.

De acordo com as investigações, os suspeitos alteraram páginas na internet ligadas a serviços públicos prestados na capital, inserindo figuras e dizeres sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia. Eles também publicaram, nas páginas do governo, um texto chamando os “engravatados de Brasília” de “vermes parasitas”.

Testemunhas ouvidas pela polícia disseram que, durante a invasão aos sites do governo da capital, não houve acesso a dados sigilosos e que medidas foram tomadas para impedir novos ataques às páginas.

A corporação afirma ainda que o grupo é conhecido por realizar ataques hackers a sites de governos de diversos estados, como Paraná, Amazonas, Goiás e Rio Grande do Sul, desde 2019. Segundo a PCDF, durante as ações, os suspeitos deixavam marcas de autoria das invasões.

Durante a invasão aos sites da Secretaria de Saúde e do governo do Distrito Federal, o grupo usou a imagem de um palhaço, com a bandeira dos Estados Unidos pintada na testa, segurando uma arma em uma das mãos e uma carta de baralho na outra.

Facebook Comments Box

Mais para explorar

A informação ao alcance do seu like. Nordeste e leste goiano.

Compartilhe

Sobre

Links principais