Entorpecentes estavam em veículo usado para transportar óleo vegetal, neste domingo (22). Apreensão é a maior do ano e representa mais que total de drogas encontrado pela corporação em 2021.
Uma ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), realizada na tarde deste domingo (22), apreendeu 6,5 toneladas de maconha e skunk. Segundo a PCDF, é a maior apreensão de drogas realizada pela corporação neste ano.
A ação ocorreu na BR-040, próximo à divisa entre o DF e Cristalina, no Entorno. Os entorpecentes estavam escondidos nos tanques de um caminhão bitrem, usado para transportar óleo vegetal. O motorista do veículo, de 33 anos, foi preso em flagrante.
Segundo o coordenador da Coordenação de Repressão às Drogas (CORD) da PCDF, delegado Rogério Henrique Oliveira, a droga seria escondida em uma área rural e Planaltina, no DF, para ser difundida na região. O investigador afirma que o total é maior que o apreendido pela corporação em todo o ano de 2021.
“Essa apreensão, somente ela, foi maior do que foi apreendido pelas forças de segurança em todo o ano de 2021, ou seja, é uma apreensão extremamente volumosa, muito grande e considerável por parte da CORD e PRF”, diz.
A droga estava dividida em aproximadamente 250 pacotes, com 26 quilos cada. Segundo a investigação, o material estava sendo transportado do Mato Grosso do Sul e seguia para Planaltina.
O motorista é natural de Minas Gerais e, segundo a polícia, tem uma passagem por tráfico de drogas, registrada em Goiás, no ano passado. À Polícia Civil, ele relatou que não receberia dinheiro pelo transporte da droga, devido a uma dívida com os traficantes.
Ainda de acordo com a PCDF, o motorista vai responder por tráfico interestadual de drogas. A pena pode chegar a 14 anos de prisão.
Cães farejadores e o Grupo de Patrulhamento Tático, ambos da PRF, participaram da apreensão. Além disso, uma força-tarefa foi montada para conseguir retirar as drogas do veículo.