Paciente está em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Doenças Tropicais (HDT). Doença pode ser evitada com vacina, informa a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Um homem de 53 anos está internado em estado grave após pisar em um prego enferrujado e pegar tétano, em São Luís de Montes Belos, na região oeste de Goiás. O caso foi divulgado na quinta-feira (25), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), para alertar a população sobre a importância da vacina pentavalente.
Segundo a SES, o paciente tem um tipo de tétano chamado acidental, que é uma infecção causada pela bactéria Clostridium tetani encontrada na natureza e que não é contagiosa. Além dele, a secretaria registrou outros 28 casos da doença, de 2018 até abril de 2023, sendo que seis pacientes morreram.
Sintomas
A pasta ainda explica que os sintomas para o tétano acidental são: contrações musculares, rigidez dos braços e pernas, rigidez abdominal, dificuldade de abrir a boca, dores nas costas e nos membros nos braços e pernas. Além disso, destaca que se não tratada, a doença pode evoluir para casos graves.