Aviões, Helicóptero e Mais de 60 Brigadistas Mobilizados no Quinto Dia de Combate ao Incêndio na Chapada dos Veadeiros

Compartilhar esta postagem

O combate ao incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso, entra em seu quinto dia nesta segunda-feira (9), com a mobilização de mais de 60 brigadistas, aviões e um helicóptero. O fogo já devastou cerca de 10 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado no Entorno do Distrito Federal. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

De acordo com Nayara Stacheski, chefe do Parque Nacional, o combate ao incêndio será reforçado por um esquadrão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Mambaí e outro esquadrão do PrevFogo de Minaçu. “Hoje estamos recebendo mais reforços, além do helicóptero que deve chegar à tarde”, informou Nayara.

Quarto Dia de Combate

Embora alguns focos tenham sido apagados, o incêndio na Chapada ainda está fora de controle. Nayara relatou que a área queimada continua a crescer. “Temos mais de 10 mil hectares queimados, e isso deve aumentar hoje”, afirmou.

Outro Incêndio Recente

Em 24 de agosto, um outro incêndio na região já havia destruído 99% da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Murundu, além de casas, viveiros e áreas de plantio.

Segundo o Instituto Biorregional do Cerrado (IBC), quase 500 hectares foram destruídos. Thomáz Enlazador, sócio-fundador do IBC, contou que o fogo começou em uma área vizinha e levou cerca de seis horas para ser controlado. O incêndio destruiu um viveiro, instalações elétricas e hidráulicas, áreas comunitárias e de replantio, além de dez casas, embora as estruturas não tenham sido comprometidas.

Facebook Comments Box

Mais para explorar

A informação ao alcance do seu like. Nordeste e leste goiano.

Compartilhe

Sobre

Links principais