São Miguel do Araguaia, no norte de Goiás, registrou 41°C nesta segunda-feira (16), sendo a maior temperatura do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Outras cidades dos estados do Tocantins, Maranhão e Pará também foram destacadas pelo órgão. O ranking considerou as temperaturas registradas até as 15h do dia 16 de setembro.
Confira o ranking das cidades mais quentes do país:
- São Miguel do Araguaia (GO) – 41°C
- Alto Parnaíba (MA) – 40,7°C
- Formoso do Araguaia (TO) – 40,6°C
- Araguaçu (TO) – 40,4°C
- Lagoa da Confusão (TO) – 40,3°C
- Santana do Araguaia (PA) – 40,3°C
Segundo o Inmet, a cidade goiana enfrenta temperaturas extremas e não há previsão de chuvas para os próximos dias. A região está sofrendo com a falta de precipitações e o calor intenso, agravado pelo assoreamento do lago que deságua no Rio Araguaia, conforme informou Paulo Lisboa, secretário municipal de Meio Ambiente.
Baixa Umidade
Além das altas temperaturas, o Inmet também destacou as cidades com o menor índice de umidade do ar. A cidade de Araguaçu, no Tocantins, liderou o ranking com apenas 10% de umidade. Duas cidades de Goiás também foram citadas: Goianésia (12%) na quarta posição e Porangatu (13%) na sexta.
Nas últimas semanas, o Inmet emitiu quatro alertas para o estado de Goiás, sendo três por conta da baixa umidade do ar, considerada de grande perigo, e um último por perigo potencial de chuvas intensas. Entre as cidades que podem ser afetadas pelas chuvas estão Mineiros, Jataí e Rio Verde.