Segundo Polícia Civil, principais vítimas eram idosos e mulheres que estavam sozinhas. Nesta quarta-feira (4), foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão na casa dos suspeitos e em lojas da rede.
A Polícia Civil do Distrito Federal investiga donos de oficinas mecânicas que treinavam funcionários para enganar clientes e inventar problemas que não existiam nos carros para faturar mais. Nesta quarta-feira (4), foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão na casa dos suspeitos e em lojas da rede.
De acordo com a polícia, os clientes buscavam serviços simples, como a troca de pneus, e eram induzidos pelos funcionários das lojas a realizarem outros serviços com valores muito mais caros. A investigação aponta que mais de 86 pessoas caíram no golpe.
As principais vítimas eram idosos e mulheres que estavam sozinhas. “A gente chegou a conclusão que era um grupo organizado, que orientava seus funcionários. Existiam canais de comunicação com os empregados, onde os funcionários chamavam os consumidores [que se enquadravam como possíveis vítimas] de bebês”, conta o delegado Virgílio Agnaldo Ozelame.
Esquema
Ao todo, são investigados sete estabelecimentos. O delegado diz que, durante a análise dos computadores, foram encontradas três tabelas:
- Tabela normal, com o preço cobrado pelo mercado
- Tabela premium, com preço cobrado das vítima
- Tabela com preço acima do mercado
Os donos das oficinas são investigados por estelionato, organização criminosa e crime contra as relações de consumo.
Essa é a segunda fase da Operação Rota Scam (roda fraudada, em latim), que começou em 2022 e tem apoio do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF). Em maio, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em lojas da Asa Sul e Asa Norte.
Com o material apreendido, os policiais chegaram a outras pessoas que participariam do suposto esquema.