Quase 100 animais silvestres foram resgatados. PRF acredita que os bichos estavam mais de 12 horas no local, sem alimento nem água.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou quase 100 animais silvestres que eram transportados ilegalmente dentro de caixas e sacos no porta-malas de carro, em Morrinhos, no sul do estado. Segundo a corporação, dois homens, de 43 e 63 anos, foram presos durante uma abordagem em uma operação. Os policias encontraram caixas de papelão encobertas com panos dentro do veículo, onde estavam escondidas diversas espécies.
A operação aconteceu por volta das 15h da última sexta-feira (11), na BR-153. Newton Morais, da PRF, informou que o carro que a dupla estava foi parado aleatoriamente e, para surpresa dos policiais, haviam araras, pássaros pretos, periquitos, jabutis, tucanos e até um jacaré. A maioria dos animais era filhotes e, por causa das condições precárias, alguns deles já estavam mortos.
Ao serem abordados, os homens contaram à polícia que trouxeram os animais do estado do Tocantins para serem comercializados na região sudeste do Brasil.
A dupla foi presa e encaminhada para a Polícia Civil do munícipio e deve responder por crime ambiental e maus-tratos. Segundo o inspetor Newton Morais, os dois já tinha passagem por tráfico de drogas.
A PRF levou os animais resgatados para Goiânia e entregou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). O inspetor Newton contou que o transporte foi realizado o mais rápido possível, para evitar mais bichos mortos, visto que as condições que estavam eram precárias.
“Como os animais estavam contidos em caixas e gaiolas, a grande preocupação foi que a gente pudesse chegar o mais rápido possível ao Cetas. Calculamos que eles estavam há mais de 12 horas confinados em um espaço isalubre com pouca ventilação. Além disso, com falta de alimentação e água “, explicou o inspetor.