Segundo a polícia, um homem chegou a atropelar a vítima com uma moto. Familiares do idoso não foram identificados.
A Polícia Civil apreendeu dois adolescentes suspeitos de espancar o idoso Umberto Rodrigues Lima, de 64 anos. A vítima morreu após quase quatro meses internado na UTI. O crime aconteceu em novembro do ano passado, em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Além dos menores, dois homens foram indiciados por envolvimento no assassinato, mas continuam em liberdade.
De acordo com o delegado Danilo Meneses, responsável pelo inquérito, não houve motivação para o crime. “Inventaram da cabeça deles que a vítima era ‘estuprador’. Como ele tinha problemas, não conseguia se defender com argumentos”, afirmou o delegado.
Os dois adolescentes foram apreendidos na terça-feira (25). De acordo com as investigações, no dia do crime, Umberto entrou em uma casa no Setor Jardim Planalto. O idoso não arrombou nenhuma porta e nem mesmo furtou nenhum item, apenas se deitou no sofá. A dona da casa disse aos policiais que Umberto estava tranquilo. Ao notar que ele tinha dificuldade para se expressar, pediu a ele para ir embora. Ela afirma que o idoso atendeu ao comando e saiu da residência.
Os adolescentes e os dois homens investigados viram tudo acontecer e subentenderam que o idoso estava assediando a mulher. Com isso, abordaram Umberto na rua e começaram a agredi-lo com socos e chutes. A polícia afirma que, em determinado momento, a vítima caiu no chão, mas mesmo assim o grupo continuou chutando sua cabeça até que ele desmaiasse. Um dos homens atropelou o idoso com uma moto.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou os primeiros socorros ao idoso. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional de Formosa e ficou em estado grave na UTI por quase quatro meses. Porém, no dia 13 de março deste ano, dia de seu aniversário, Umberto morreu por conta de um traumatismo craniano encefálico causado pelas agressões.
Durante as investigações, a Polícia Civil indiciou os dois homens pelos crimes de homicídio qualificado e corrupção de menores. Na terça-feira, apreendeu os adolescentes, que deverão responder por ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado.
A corporação informou, ainda, que os familiares do idoso ainda não foram identificados. Qualquer informação sobre algum parente de Umberto pode ser passada para a Polícia Civil pelo número 197.