Conforme com o parecer técnico-jurídico do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) e Ministério Público Estadual e Federal, a gestão do atual prefeito Gustavo Marques aumentou a Transparência do atual Poder Executivo a números inéditos e isso nunca ocorrido antes na história de Formosa.
Entre alguns dos critérios da Transparência estão listados os gastos, receitas, despesas, contabilidade interna, recursos humanos e servidores, tabelas, entre outros. Prestadas ao cidadão (através do site da prefeitura – o famoso portal da transparência) e também internamente aos órgãos fiscalizadores.
A posição no ranking da Transparência é calculada através da nota média de todos os municípios do Estado. Em 2017/2018, por exemplo, Formosa Goiás ocupava a posição nº 122, com nota 82. Em 2019/2020 a cidade de Formosa chegou à posição nº 120, cumprindo 81% dos requisitos.
Entretanto, na última auditoria, ocorrida em Setembro de 2021 (gestão atual), Formosa pontuou nota 94, a maior de sua história, que a fez “saltar”de 120ª para a 9ª posição no Estado.
A cidade se encontra na pontuação “Elevada”, nível verde, que é a mais alta existente no índice utilizado pelo TCM para a classificação da Transparência.