A Polícia Civil prendeu um funcionário de 24 anos suspeito de fraudar uma empresa do ramo do agronegócio em Formosa, no Entorno do Distrito Federal, causando um prejuízo superior a R$ 400 mil. O jovem, que trabalhava na empresa há dois anos, vinha cometendo as fraudes há seis meses, aproveitando-se do sistema de pagamento de serviços de frete da empresa.
O delegado João Raffael Veloso explicou que o suspeito criava notas fiscais falsas para serviços de frete e as inseria no sistema da empresa junto com notas verdadeiras. Os pagamentos dessas notas falsas eram direcionados a uma empresa fantasma criada pelo próprio funcionário. A empresa, sem perceber a fraude, pagava as notas falsas acreditando tratar-se de despesas legítimas.
A fraude foi descoberta após os sócios da empresa notarem inconsistências nos pagamentos e acionarem a polícia. O suspeito foi preso em flagrante na última segunda-feira (29) enquanto tentava fazer a empresa pagar mais uma nota falsa.
Durante a operação, a polícia apreendeu dois carros, sendo um de luxo, duas bicicletas e um relógio, todos avaliados em cerca de R$ 400 mil. Esses bens foram adquiridos pelo funcionário com o dinheiro das fraudes. Segundo Veloso, os bens apreendidos servirão para assegurar a reparação dos prejuízos causados à empresa.
O suspeito confessou os crimes durante o depoimento e foi liberado após pagar fiança. Ele se comprometeu a restituir parte dos valores que estavam depositados em sua conta corrente.
“Ele foi liberado após pagar fiança, justamente porque a polícia apreendeu bens suficientes para garantir a restituição à empresa, e ele próprio se prontificou a devolver parte dos valores que estavam em sua conta corrente”, afirmou o delegado.
A investigação continua para verificar se há outros envolvidos na fraude e garantir a total recuperação dos valores desviados.