Barra do Garças (MT) e Aragarças (GO) – O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou na manhã desta quarta-feira (11) a Operação Game Red, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que explorava ilegalmente o jogo do bicho na divisa entre Mato Grosso e Goiás.
A investigação, iniciada entre 2023 e 2024, revelou que o grupo atuava de maneira altamente estruturada e violenta, impondo um monopólio da atividade ilícita por meio da intimidação e até homicídios encomendados. Segundo o Gaeco, a facção movimentava valores milionários com o esquema.
Foram cumpridas 73 ordens judiciais, incluindo:
-
31 mandados de busca e apreensão;
-
21 autorizações para quebra de sigilo de dados;
-
21 bloqueios de contas bancárias.
O nome da operação — “Game Red” — faz referência à natureza ilegal da atividade (jogo de azar) e ao uso da cor vermelha como símbolo da facção.
Os criminosos impunham o controle da contravenção em cidades como Barra do Garças (MT) e Aragarças (GO), expulsando concorrentes e garantindo que apenas uma banca operasse sob sua proteção. Os nomes dos investigados não foram divulgados.
A investigação segue em sigilo e o material apreendido será analisado pelo Ministério Público para aprofundar o rastreio financeiro e estrutural do grupo.