Nas áreas sudoeste e centro-sul de Goiás, as temperaturas devem variar entre 12ºC e 16ºC devido à influência de uma massa polar de ar frio. Essa mudança climática está programada para iniciar no próximo domingo (12), levando os goianos a tirarem seus casacos e blusas de frio dos armários. Segundo André Amorim, meteorologista do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, esse fenômeno é resultado do avanço da massa polar de ar frio devido ao enfraquecimento do bloqueio atmosférico.
“Com o enfraquecimento do bloqueio atmosférico, nós temos o avanço das massas de ar polar. Elas avançam pelo Brasil, gerando a perda da intensidade da elevação das temperaturas. Assim, o ar frio acaba se espalhando e percorre todo o estado”, explica Amorim.
Apesar da mudança de temperatura, Amorim ressalta que não se espera uma frente fria forte, já que isso normalmente ocorre em conjunto com chuvas, o que não está previsto para os próximos 15 dias em Goiás.
“O que vamos nos deparar realmente é com uma massa de origem polar, com quedas amenas de temperatura. As pessoas podem esperar uma mudança de clima a partir do fim de semana, mas ela não é prolongada. Esse frio também não se caracteriza como aquele ‘friozão’ de ficar com blusas e jaquetas o dia inteiro, mas as pessoas definitivamente vão sentir um ar um pouco gelado, sem intensidade”.
Inicialmente, a população sentirá uma leve queda de temperatura e ventos frios nas manhãs. No entanto, algumas cidades, como Minaçu, Porangatu, Ceres e Itapuranga, continuarão a enfrentar calor intenso, pois o mês de maio está marcado pela estiagem e seca nessas áreas.