Projeto Salto Azul tem o intuito de difundir informação sobre o transtorno por meio do esporte. Além do salto, foram realizadas palestras sobre tema, distribuição de cartilhas informativas e apresentação musical.
O salto foi realizado no domingo (26), na Skydive Cerrado. De acordo com o grupo, a ação aconteceu para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que acontece no dia 2 de abril, e é uma extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2022.
Conforme a UFG, o Projeto Salto Azul tem o intuito de difundir informação sobre o transtorno por meio do esporte e promover a aceitação, além de chamar a atenção para o tema.
De acordo com a universidade, o autismo é uma condição permanente que, com o tratamento adequado e intervenção precoce, o desenvolvimento das crianças pode apresentar melhoras significativas nos aspectos que eles têm maiores dificuldades: interação e comunicação social muitas vezes prejudicadas, padrões estereotipados e repetitivos de comportamento.
A iniciativa, que está em sua segunda edição, é fruto de parceria entre a terapeuta ocupacional e paraquedista Rejane Damaceno e a advogada Mariana Fernandes, mestre em Direitos Humanos pela UFG.
Além do salto de paraquedas, foram realizadas palestras sobre o tema, distribuição de cartilhas informativas, apresentação musical com jovens autistas, e sorteio de brindes.