Na manhã de domingo (27/07), por volta das 8h30, as equipes Charlie (Inspetores Câmara e De Jesus) e Delta (Inspetores Nascimento e Tavares), da Guarda Municipal de Formosa, foram acionadas via rádio pela Base Eldécio Coimbra, atendendo a uma solicitação do Secretário de Meio Ambiente, Mário Tupiguá Mendonça. O pedido foi de apoio em uma ocorrência de incêndio no aterro sanitário do município.
Ao chegarem ao local, os agentes realizaram a evacuação de catadores que ainda se encontravam na área, em meio à fumaça tóxica e explosões, correndo sério risco de vida.
Diante da gravidade da situação, os guardas permaneceram na área para impedir o acesso de pessoas até a conclusão do rescaldo, realizado pelo Corpo de Bombeiros, sob comando dos Sargentos Santana e Castro, o que evitou que o fogo se alastrasse para propriedades rurais vizinhas.
A empresa Espaço, responsável pela gestão do aterro, também contribuiu nos trabalhos com o uso de um trator esteira, criando aceiros e auxiliando no controle do incêndio.
Após a contenção das chamas, iniciou-se o monitoramento preventivo. As equipes da Guarda Municipal continuaram prestando apoio à Defesa Civil, representada por Geovane, e ao Secretário Mário Tupiguá, até as 13h10, quando encerraram suas atividades no local.
🔒 Uma ação coordenada que demonstra o comprometimento das forças de segurança e órgãos ambientais na proteção da população e do meio ambiente.