Homem é resgatado após trabalhar por 16 anos sem receber salário

Compartilhar esta postagem

Uma força-tarefa resgatou um homem que trabalhava há 16 anos sem receber salário em uma fazenda de Monte Alegre de Goiás, na região nordeste do estado. De acordo com o Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), ele era responsável por cuidar de búfalos e outros animais criados na propriedade e se mantinha por meio de auxílios concedidos por programas de transferência de renda e de dinheiro doado por terceiros.

Apesar de ter sido notificado a apresentar os documentos necessários para resolver o caso de trabalho análogo à escravidão, o empregador não compareceu à audiência administrativa agendada pela força-tarefa. Como o nome dele não foi divulgado, o g1 não conseguiu localizá-lo para pedir um posicionamento.

Segundo o MPT-GO, a Carteira de Trabalho do homem nunca havia sido registrada, o que, consequentemente, fez com que ele fosse privado de direitos trabalhistas e previdenciários. Além disso, o trabalhador, de 43 anos, não recebia equipamentos de proteção individual (EPI) e adquiria as ferramentas de trabalho por conta própria.

O órgão também informou que, assim como animais criados na propriedade, o trabalhador consumia água de um córrego. As refeições eram preparadas em condições precárias de higiene. E, apesar de contar com fogão a gás, no momento da operação não havia botijão na fazenda, o que obrigava o homem a cozinhar em um fogão à lenha improvisado.

Facebook Comments Box

Mais para explorar

A informação ao alcance do seu like. Nordeste e leste goiano.

Compartilhe

Sobre

Links principais