Astrônomo Clayton Gubio fotografou o fenômeno do Morro do Além, em Goiânia. Há expectativa para uma nova superlua em agosto deste ano.
O céu goiano teve a “visita” da maior superlua de 2022. O astrônomo Clayton Gubio, de 40 anos, fotografou o fenômeno do Morro do Além, em Goiânia.
“Superou 100% das minhas expectativas. É sempre muito bom subir o Morro do Além para ver a lua cheia todos os meses, mas ontem foi bem divertido. Quarta-feira sendo um dia comercial e em horário de pico é muito complicado, mas muitos entusiastas da astronomia compareceram e foi uma festa”, disse Clayton.
Clayton, que é presidente do Instituto de Astronomia Gunstar, falou que em média 150 pessoas foram ao morro na última quarta-feira (13), para assistir o fenômeno. O especialista disse ainda que há expectativa para uma nova superlua em agosto deste ano.
“A de agosto é beneficiada por conta do clima, ela também pode ficar muito vermelha”, falou.
Fenômeno
O especialista explicou que o fenômeno popularmente conhecido como superlua se trata da lua cheia no perigeu, que é o período em que a lua fica mais próxima da Terra.
“Por conta de sua rota elíptica, não é um círculo perfeito. Geralmente, nós temos a superlua em 2 ou 3 momentos do ano, mas essa será a lua cheia mais brilhante e aparentemente maior”, disse Clayton.
Facebook Comments Box