A Polícia Civil de Goiânia prendeu quatro pessoas envolvidas em um esquema de venda ilegal de medicamentos para emagrecimento, originalmente destinados ao tratamento de diabetes. Entre os suspeitos estão um médico e um personal trainer, que usava suas redes sociais para divulgar os produtos.
As investigações tiveram início após uma denúncia anônima sobre as postagens do personal trainer, que confessou à polícia que obtinha os remédios por meio do médico. Segundo o delegado Alex Rodrigues, o médico comprava os medicamentos de um casal que os trazia ilegalmente da Inglaterra. Na casa do casal, foram encontradas 11 caixas do medicamento, sendo que, ao todo, 50 caixas teriam sido importadas, com a maioria já vendida.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta que o medicamento em questão, à base de tirzepatida, é indicado exclusivamente para o controle glicêmico em adultos com diabetes tipo 2, não sendo liberado para outros fins no Brasil. Além de serem importados sem nota fiscal, as embalagens apresentavam danos que indicam mau manuseio, aumentando as suspeitas de irregularidade.
Os envolvidos serão indiciados por associação criminosa e por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.