Megaoperação cumpre mais de 20 mandados de prisão contra suspeitos de golpes se passando por advogados e defensores públicos

Compartilhar esta postagem

A Polícia Civil de Goiás (PC-GO), com apoio da Polícia Civil do Ceará e do Ministério da Justiça, deflagrou na quarta-feira (31) a megaoperação “Precatório Fantasma”. A operação cumpre 26 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão contra suspeitos de se passarem por advogados e defensores públicos para cometer golpes. A investigação identificou mais de 50 vítimas em Goiás, embora os mandados sejam cumpridos no Ceará, em cidades como Fortaleza, Pacatuba, Maracanaú, Aquiraz, Canindé e Maranguape.

Método do Crime

Segundo a PC-GO, o grupo criminoso obtinha dados de processos judiciais das vítimas. Eles se passavam por advogados e defensores públicos, solicitando transferências bancárias sob o pretexto de pagar honorários e impostos necessários para a liberação de precatórios e alvarás. Após os pagamentos, as vítimas recebiam comprovantes falsos e documentos adulterados, contendo nomes de juízes e desembargadores, além do brasão do Poder Judiciário.

Operação e Investigações

A operação inclui o bloqueio de mais de 340 contas bancárias associadas aos suspeitos. A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) emitiu uma nota afirmando a importância da investigação para evitar que mais pessoas, especialmente as mais vulneráveis, sejam vítimas desse tipo de crime.

A investigação segue para identificar e responsabilizar todos os envolvidos na fraude, além de buscar a recuperação dos valores desviados das vítimas.

Repercussão

A ação conjunta das polícias e do Ministério da Justiça reflete a seriedade do combate a fraudes eletrônicas e a associação criminosa, ressaltando a importância da cooperação entre diferentes estados para combater crimes complexos e transnacionais.

Facebook Comments Box

Mais para explorar

A informação ao alcance do seu like. Nordeste e leste goiano.

Compartilhe

Sobre

Links principais