Apesar da chuva que ocorreu no fim de semana, as altas temperaturas não darão trégua em Goiás nesta semana. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), uma massa de ar frio foi responsável pela precipitação recente, mas a previsão para os próximos dias é de calor intenso, com máximas que podem chegar a 41ºC no estado. Em Goiânia, a temperatura pode atingir 35ºC nesta segunda-feira (30).
O Cimehgo informou que a massa de ar quente e seco volta a ganhar força, influenciando o clima em várias regiões do estado. A umidade relativa do ar deve cair significativamente no período da tarde, com baixa probabilidade de novas chuvas. Em algumas áreas, como a região oeste de Goiás, os termômetros podem registrar variações entre 22ºC e 41ºC, enquanto na região central, as temperaturas devem oscilar entre 19ºC e 36ºC.
Embora o calor predomine, há uma expectativa de novas chuvas em Goiás por volta dos dias 9 e 10 de outubro, quando uma nova frente fria deverá provocar precipitações mais homogêneas. Até lá, o gerente do Cimehgo, André Amorim, reforça a necessidade de cuidado com incêndios florestais e uso racional da água.
“Agora não é o momento de baixarmos a guarda. Devemos manter a atenção quanto às queimadas e à economia de água,” ressaltou Amorim.