Novo incêndio de grandes proporções atinge Chapada dos Veadeiros, mobilizando brigadistas e aeronaves de combate

Compartilhar esta postagem

Um incêndio de grandes proporções voltou a atingir a Chapada dos Veadeiros, localizada em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste do estado. O combate às chamas continua nesta quarta-feira (18), mas ainda não há informações sobre o tamanho da área afetada.

A força-tarefa conta com dois helicópteros e dois aviões, além de mais de 50 brigadistas que se revezam para controlar o fogo. Este é o segundo incêndio a atingir a região em setembro. O primeiro, que durou seis dias e foi controlado no dia 11, destruiu mais de 10 mil hectares, tanto dentro quanto fora do parque, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A área devastada foi equivalente ao tamanho da cidade de Vitória, no Espírito Santo.

A operação anterior mobilizou 121 profissionais, incluindo brigadistas, servidores do ICMBio e do Ibama, além de colaboradores da Aliança da Terra e voluntários. Foram usados dois aviões Air Tractors, um helicóptero e uma frota de 50 veículos, entre caminhões, caminhonetes e carros.

A Chapada dos Veadeiros é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, famosa por suas cachoeiras e trilhas no meio do Cerrado, além de sua energia mística. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 e, em 2001, foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Ele protege 240.611 hectares de Cerrado, com nascentes, cursos d’água e formações geológicas com mais de um bilhão de anos. O parque permanece aberto à visitação diariamente, oferecendo trilhas e cachoeiras como principais atrações.

Facebook Comments Box

Mais para explorar

A informação ao alcance do seu like. Nordeste e leste goiano.

Compartilhe

Sobre

Links principais