Nesta terça-feira (16), a Polícia Federal deflagrou a operação “Paper Land” para cumprir mandados contra empresários, advogados e funcionários de uma instituição financeira suspeitos de envolvimento em fraudes milionárias em financiamentos agropecuários. A investigação aponta que o grupo causou um prejuízo estimado em mais de R$ 40 milhões.
Os 18 mandados estão sendo cumpridos em 13 endereços nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Acreúna e Rio Verde. Segundo as autoridades, os suspeitos utilizavam documentos falsos e corrompiam profissionais credenciados a um banco para cometer os crimes.
Durante o período de 2022 e 2023, a instituição financeira foi vítima das práticas fraudulentas do grupo. Além dos mandados de busca e apreensão, foram bloqueadas contas bancárias dos investigados e determinado o sequestro de 48 imóveis, 44 veículos e criptoativos pertencentes ao grupo criminoso.
Os envolvidos são investigados por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção, cujas penas somadas podem ultrapassar 42 anos de prisão, se condenados.