Agentes cumprem oito mandados de busca e apreensão no DF, São Paulo e Piauí. Segundo investigação, gestores do instituto receberam dinheiro em espécie para favorecer empresa paulista.
A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9), uma operação que mira supostas irregularidades no favorecimento de uma empresa de São Paulo em um edital de credenciamento de fundos de investimento e instituições financeiras do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev).
De acordo com as investigações, há suspeitas de irregularidades praticadas por então gestores do instituto na gestão de ativos financeiros, desde o credenciamento até a destinação de recursos.
Os agentes cumprem oito mandados de busca e apreensão em empresas e residências dos investigados no DF, em São Paulo, capital, e em Teresina, no Piauí. Em nota, o Iprev-DF declarou que “está à disposição das autoridades competentes para colaborar integralmente com toda a investigação”.
“São fortes os indícios do envolvimento de um dos sócios da empresa de investimentos com os servidores públicos, corroborando a hipótese investigativa de que os gestores do Instituto agiram em união de esforços para favorecer a destinação de recursos para os fundos de investimento representados pela empresa investigada, recebendo, como retribuição, vantagens indevidas pagas em espécie”, afirmam os investigadores.
As apurações apontam que há incompatibilidade entre o padrão de vida e os salários recebidos pelos suspeitos, que teriam recebido, por meio de boletos, grandes quantias em espécie. Familiares desses servidores públicos também teriam valores.
Os suspeitos são investigados por corrupção passiva e ativa, além de lavagem de bens, direitos e dinheiro. Se condenados, eles podem pegar até 22 anos de prisão.
A operação da Polícia Civil ocorre por meio da Delegacia de Repressão à Corrupção vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (DRCOR/DECOR), em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).