O Ministério Público de Goiás (MPGO) deflagrou na manhã desta terça-feira (24/06) a Operação “Radiador”, que tem como objetivo combater crimes contra a administração pública, como fraude em licitação, corrupção e peculato, ocorridos entre 2023 e 2024 em cidades do entorno do Distrito Federal.
Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em Goiânia, Brasília, Águas Lindas, Cocalzinho, Luziânia, Mimoso de Goiás e Padre Bernardo. A operação investiga um suposto esquema envolvendo servidores da SANEAGO e a empresa Senda, de Formosa (GO), contratada para fornecer caminhões-pipa para abastecimento de água em municípios da região.
De acordo com o MPGO, houve fraude na execução do contrato, que ultrapassa R$ 10 milhões, com a conivência de servidores da estatal, permitindo o enriquecimento ilícito da empresa contratada.
Os empresários e outros envolvidos no esquema já são réus na Operação Nabucodonosor, deflagrada anteriormente. Nesta nova fase, o Judiciário determinou o afastamento dos 12 servidores da SANEAGO por 180 dias.
A operação teve apoio da Polícia Militar de Goiás (CHOQUE, ROTAM e CPE), Polícia Civil de Goiás, Polícia Militar do Distrito Federal, GAECO/MPGO, GAECO/MPDFT e CSI/GO.
O material apreendido será analisado para apurar também o possível envolvimento de agentes políticos municipais e estaduais no esquema.
Servidores da SANEAGO alvos da operação:
-
Danilo Caetano da Silva
-
Adolfo José de Oliveira
-
Rosamara de Jesus Braga Marques
-
Lourival Antônio Saraiva Andrade
-
Thiago Eloy da Silva
-
Thony Marques Arantes
-
Wilson Farias Pimenta
-
Waner Ergan de Souza Oliveira
-
Woguiton Vieira dos Santos
-
Suelen Vieira dos Santos
-
José Joaquim Nasário
-
Eldo de Souza Braga
Empresários e outros já réus na Operação Nabucodonosor (etapa anterior):
-
Luíz Brasil Correa Júnior
-
Itamar Caetano Monteiro
-
Leidina Gomes de Castro Monteiro
-
Aroldo José de Souza Júnior
-
Milton Pereira Lopes
-
Artur Pereira Barbosa
-
Wedson Juvêncio Bezerra
-
Marcus Vinícius de Araújo Pereira
-
Dennis Freitas Oliveira
-
Natália Brito Mendanha
Nota à Imprensa Operação RADIADOR