Corporação deflagrou duas ações que resultaram na prisão de três pessoas. Mandados foram cumpridos na capital e em São Paulo.
A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, nesta terça-feira (22), duas operações de combate a crimes de estelionato cometidos pela internet. Nas duas ações, mandados de de prisão e busca e apreensão foram cumpridos na capital e em São Paulo.
A primeira operação, batizada de Sofismo, identificou um grupo suspeito de acessar ilegalmente, pela internet, a conta bancária de um morador do Distrito Federal. O crime ocorreu entre julho e agosto de 2021.
De acordo com a investigação, os suspeitos conseguira, fazer compras com cartão de crédito e contratar empréstimos. O prejuízo à vítima foi de R$ 270 mil.
Nessa operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em São Paulo (SP), Samambaia e Ceilândia. Além disso, três pessoas foram presas.
Os policiais tentam identificar se o grupo fez outras vítimas. Caso condenados, eles podem cumprir até 20 anos de prisão.
Operação ‘Boletos’
A outra operação, batizada de Boletos, identificou um grupo especializado em estelionato, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro, segundo a Polícia Civil. A corporação informou que os suspeitos entravam em contato com as vítimas e se passavam por instituições financeiras.
Em seguida, os criminosos informavam que as vítimas tinham parcelas de empréstimo em atraso. Após serem “seduzidas” por propostas de renegociação, elas eram encaminhadas a sites falsos ou pagavam boletos fraudulentos.
As investigações identificaram cinco vítimas no Distrito Federal que tiveram prejuízo de mais de R$ 40 mil. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em São Paulo (SP).
Os suspeitos vão responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Agora, os policiais tentam identificar novas vítimas.