Ação pretende fiscalizar 256 escolas de formação de vigilante em todo o país, nesta quinta-feira (18). Ao todo, 320 policiais participam da iniciativa.
A Polícia Federal realiza, nesta quinta-feira (18), uma operação para fiscalizar empresas que oferecem cursos de formação de vigilantes nos 26 estados e no Distrito Federal. O objetivo da corporação é inspecionar 256 escolas em todo o país.
A força-tarefa conta com 320 policiais federais, que vão verificar a regularidade do curso, o cumprimento da grade curricular e da carga horária, o controle de frequência dos alunos, a quantidade de alunos em cada sala de aula, a regularidade dos instrutores, e a regularidade na aplicação de provas.
De acordo com a PF, as empresas que forem flagradas comentando irregularidades vão ser autuadas e responderão a processos administrativos. Se condenadas, podem ser penalizadas com advertência, multa e até o cancelamento da autorização de funcionamento.
A PF informou que o principal objetivo da fiscalização é “a melhoria dos cursos e da qualidade da formação dos vigilantes, a fim de evitar desvios de conduta e fortalecer o segmento de segurança privada, que é complementar à segurança pública e fundamental para a proteção da vida e do patrimônio, contribuindo para o bem-estar da população”.