Polícia Federal cumpre mandados de prisão em Formosa contra hackers que atacaram sistemas do governo

Compartilhar esta postagem

A Polícia Federal (PF) realizou nesta terça-feira (10) uma operação em Formosa, Goiás, e em outras regiões, cumprindo mandados de prisão e busca e apreensão contra suspeitos de integrarem um grupo de hackers que atacaram sistemas públicos e privados em todo o país. Além de Formosa, as ações ocorreram também nos estados de São Paulo e Paraná.

Entre os alvos dos ataques estavam sistemas importantes do Poder Judiciário, universidades públicas e empresas estatais, como a Procuradoria-Geral da República (PGR), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o site da Petrobras, segundo apuração da TV Globo.

Os ataques causaram instabilidade operacional nesses sistemas, prejudicando o funcionamento dos órgãos e a prestação de serviços à população.

Na operação, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária — incluindo prisões realizadas na cidade de Formosa — e quatro mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram autorizadas pela 15ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

A PF informou que os suspeitos atuavam com pseudônimos em fóruns clandestinos, assumindo a responsabilidade pelos ataques. Para dificultar sua identificação, eles usavam uma infraestrutura internacional para camuflar seus endereços de IP.

Os investigados podem responder por crimes como associação criminosa, crime cibernético, divulgação de dados obtidos de forma ilícita e interrupção de serviço telemático.

Facebook Comments Box

Mais para explorar

A informação ao alcance do seu like. Nordeste e leste goiano.

Compartilhe

Sobre

Links principais