O futebol vai está de volta em São Paulo. Nesta sexta-feira, os times do estado foram notificados da liberação oficial para a retomada do Campeonato Paulista Série A. Esta decisão foi tomada pelo governador João Doria e será anunciada na coletiva sobre o Plano São Paulo jajá.
O Corinthians, por exemplo, recebeu o alerta de que pode jogar já na segunda-feira. A grande final do Campeonato Paulista também não terá alteração e será realizada no dia 23 de maio.
Após muitas conversas com o MP, a Federação Paulista de Futebol conseguiu a liberação ao fazer mudanças nos protocolos para as partidas, entre elas, a testagem dos envolvidos no dia dos confrontos. Entre as possibilidades em discussão, está a realização de partidas a cada dois dias, já que o Campeonato Brasileiro não terá a data alterada.
Novo protocolo é um “avanço positivo”
O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo encaminhou um ofício ao governador nesta quinta-feira (8) afirmando que o novo protocolo é “um avanço positivo” para a retomada da modalidade, o que abriu caminho para o retorno do campeonato estadual:
“Um avanço positivo diante do contexto que se revelava quando da edição do decreto de 11 de março, que estabeleceu a fase emergencial em todo o Estado. O novo protocolo, discutido com representantes da Procuradoria-Geral de Justiça e do grupo de trabalho, é produto de diálogo estabelecido entre esta Instituição e a Federação Paulista de Futebol, em várias reuniões realizadas durante as últimas semanas”, afirma Sarrubbo.
Em entrevista para a rádio BandNews FM, o procurador reforçou seu posicionamento, declarando que “com o novo protocolo, entendemos que praticamente não muda o que é mais importante, que é impedir a circulação de pessoas nesse momento de crise da pandemia. Diante dos fatos apresentados, encaminhamos o nosso posicionamento ao governador do estado. Obedecidos esses protocolos nesse momento em que os números começam a dar algum tipo de melhora, o retorno é possível. É uma questão de contexto.
Campeonato Paulista fora de São Paulo
As atividades esportivas coletivas estão suspensas desde o dia 14 de março em todo estado de São Paulo, como uma das medidas do governo estadual para conter o avanço da Covid-19 e evitar um colapso no sistema de saúde.
A Federação Paulista de Futebol mostrou um grande descontentamento com a decisão e tentou fazer com que o campeonato ocorresse em outros estados.
Apesar disso, somente duas partidas foram realizadas fora de São Paulo: Mirassol x Corinthians, no dia 23 de março e São Bento x Palmeiras, no dia seguinte, as duas no município de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.
Já está a 26 dias sem jogos: O futebol em São Paulo está paralisado desde o dia 15 de março, quatro dias depois do Governador João Doria anunciar que as partidas no estado estariam suspensas na nova fase emergencial do Plano SP.