Uma fiscalização da Neoenergia Brasília em parceria com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) encontrou irregularidades na medição de energia de um supermercado na Candangolândia. A operação, batizada de Cesta Básica, recuperou um volume de 345.528 KWh de energia, equivalente ao consumo de 2 mil residências por um mês, o que simboliza o valor de R$ 283 mil.
De acordo com a Neoenergia, toda energia não medida e consumida será cobrada por meio de processo administrativo. O supermercado, que não teve o nome divulgado, já apresentava um histórico de irregularidades, e só em 2022, foi autuado em outras seis oportunidades pela distribuidora.
A energia do estabelecimento estava cortada, mas ligada de forma clandestina, por conta de um débito existente com a concessionária, com mais de 10 faturas pendentes, totalizando o valor de R$ 16 mil. Durante a operação, o mercado fechado e só será regularizado após o pagamento desses débitos.
Uma pessoa foi conduzida à 11ª Delegacia de Polícia, no Núcleo Bandeirante, para prestar depoimento. Os responsáveis vão responder criminalmente.
Segundo o diretor-superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília, Gustavo Álvares, a a concessionária tem atuado, no combate ao furto de energia. “A distribuidora segue atenta e as fiscalizações vão continuar em todo o Distrito Federal”, afirma.
Para identificar unidades como possíveis consumidoras irregulares, a distribuidora utiliza softwares associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, auxiliando as ações de investigação em campo. Esses sistemas permitem uma maior assertividade das operações de combate ao furto de energia.