Não havia passageiros no momento do acidente. Serviço precisou ser interrompido, mas foi retomado por volta das 13h30.
O vagão de um trem do metrô pegou fogo, no início da tarde desta sexta-feira (12), próximo à estação de Águas Claras, no Distrito Federal. Não havia passageiros.
Em poucos minutos, o Corpo de Bombeiros chegou ao local para fazer o combate às chamas. Segundo a corporação, o incêndio foi controlado com espuma química. O trem seguia sentido Águas Claras – Taguatinga. Um vagão foi completamente queimado.
- 11h45: o trem estava entre as estações Guará e Arniqueiras, em deslocamento e com passageiros.
- Neste trecho, um usuário do trem fez o acionamento do botão soco. O trem parou automaticamente para verificação.
- Ao perceber um vestígio de fumaça, o piloto determinou a evacuação completa do trem.
- 11h49: todos os passageiros foram desembarcados do trem.
- Depois do desembarque, uma inspeção foi feita, mas não foi achado um foco de incêndio, apenas a fumaça. A equipe de segurança da estação Arniqueiras decidiu não fazer um combate preventivo.
- 12h: assim que o trem saiu do pátio e foi para a estação Águas Claras, o incêndio começou. Houve o desligamento de todo o sistema de energia e a paralisação do sistema. Corpo de Bombeiros foi acionado.
O que diz o Metrô-DF?
Em coletiva de imprensa, na tarde desta sexta-feira (12), o Metrô-DF afirma que após a interrupção no serviço, a circulação de trens foi retomada por volta das 12h30.
Além disso, no momento, há circulação normal de trens e as equipes do metrô estão monitorando. O trem incendiado foi recolhido para o pátio. Bombeiros, equipe técnica da companhia e Polícia Civil do Distrito Federal vão inspecionar o vagão para descobrir como começou o incêndio.
Durante a coletiva, o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral destacou que as últimas manutenções feitas no metrô foram no ano passado. Veja datas abaixo:
- 31 de janeiro de 2022
- 27 de novembro de 2023
- 10 de janeiro de 2023