Explosão em construção de shopping provoca ‘chuva de pedras’, assusta moradores, danifica carros e deixa uma pessoa ferida

Compartilhar esta postagem

Uma explosão em uma construção de shopping e apartamentos provocou uma “chuva de pedras”, assustou os moradores, danificou carros e deixou uma pessoa ferida, em Itumbiara, no sul de Goiás. A prefeitura afirmou que a Agência de Meio Ambiente (Ammai) notificou a empresa para que apresente a documentação do procedimento.

A ação aconteceu por volta das 16h de quarta-feira (8), no centro da cidade, com o intuito de quebrar pedras para fazer a fundação da obra. A empresa afirmou que não foram usados explosivos, mas sim, cápsulas de gás.

Em nota à imprensa, o Grupo Áquila, responsável pela obra, informou que a empresa possui todas as licenças e autorizações para suas atividades e que a Prefeitura de Itumbiara foi informada da ação e enviou um fiscal de obras e posturas que acompanhou todo o trabalho.

Segundo a nota, eles contraram uma empresa especializada em remoção de rochas e os motivos do incidente estão sendo investigados. Além disso, a companhia afirmou que todos os danos serão reparados.

A corporação disse que em breve dará mais informações. Já a Polícia Técnico-Científica esteve no local da explosão e vai investigar o tipo de explosivo usado.

Em nota, a Prefeitura de Itumbiara disse que a empresa responsável vai ressarcir os danos e cobrir os prejuízos.

Nota de esclarecimento Prefeitura de Itumbiara

 

Diante da explosão verificada na tarde desta quarta-feira, dia 08 de março, nas obras do Complexo Áquila, na Avenida Beira Rio, a Prefeitura Municipal de Itumbiara, INFORMA que através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMAI) NOTIFICOU a empresa responsável pelas obras, para que apresente a documentação sobre o procedimento, o tipo de artefato utilizado, as respectivas autorizações dos órgãos competentes e ARTs dos profissionais envolvidos no fato, para as devidas apurações.

Diante das respostas, a Prefeitura dará prosseguimento nas medidas administrativas cabíveis por parte do município, sem prejuízo das ações de outros órgãos. A empresa responsável comunicou à Prefeitura que irá ressarcir os danos causados aos prejudicados. A Prefeitura deslocou equipes das áreas de Trânsito, Planejamento, Fiscalização e Meio Ambiente para o local, para organização e controle da situação, com interdição do trânsito e preservação do local para realização de pericia.

Nota de esclarecimento Grupo Áquila

 

A empresa lamenta o incidente e vem esclarecer:

1. O desmonte de rochas é um procedimento comum na construção civil e foi regularmente programado. A empresa possui todas as licenças e autorizações para suas atividades. A Prefeitura de Itumbiara foi informada da ação e enviou um fiscal de obras e posturas que acompanhou todo o trabalho, bem como aSMT isolou a rua. Não há necessidade de autorizações ou liberações especiais para esse tipo de procedimento, uma vez que não são usados explosivos, massim, cápsulas de gás para a implosão, segundo as especialistas Montavi e aR&S informaram ao serem contratadas.

2. O trabalho técnico foi executado pela empresa R&S Engenharia Ltda, especialista no mercado em escavações e pela Montavi, especialista em remoção de rochas. Os motivos pelos quais o incidente ocorreu estão sendo investigados e analisados tecnicamente.

3. Durante o procedimento foram utilizadas cápsulas de gás colocadas nos furos na rocha, cobertos por 20 caminhões de terra para atenuação, que se expandiram excessivamente em função da alta umidade da terra, resultando no lançamento de pequenos fragmentos de terra e barro que faziam supressão da área em questão e foram deslocados além da área de segurança delimitada pela equipe de engenharia da empresa especialista responsável pelo processo de expansão de gases.

Facebook Comments Box

Mais para explorar

A informação ao alcance do seu like. Nordeste e leste goiano.

Compartilhe

Sobre

Links principais