Segundo polícia, menor tentou fugir por 5 km, mas foi abordado pela corporação em Paranaiguara. Droga estava escondida em meio a galhos de mandioca; veja vídeo.
Um adolescente foi levado para a delegacia após ser flagrado transportando 5,5 toneladas de maconha em um caminhão roubado, em Goiás. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a droga estava escondida em meio a galhos de mandioca. Um vídeo mostra a abordagem ao caminhão e a quantidade de droga escondida.
O veículo foi parado por volta de 5h de domingo (4), na BR-364, em Paranaiguara, na região sudoeste de Goiás. Após a polícia dar ordem de parada, o menor de idade tentou fugir por 5 km, mas foi parado ainda no mesmo município.
Após a abordagem, por estarem em uma rodovia e para não expor a equipe a riscos de acidentes, a PRF levou o veículo e o menor para o posto policial de Jataí, onde o caminhão foi fiscalizado. No local, a equipe ainda verificou que o caminhão era roubado e ostentava placas falsas.
“Ele empreendeu fuga e nós realizamos a abordagem padronizada, conseguimos levar o veículo para o nosso posto para fazer o descarregamento com segurança”, disse o superintendente da PRF Luis Fernando Sanches.
O caminhão, o menor de idade e a droga foram encaminhados para a Polícia Civil de Rio Verde, porque, como a abordagem ocorreu em Paranaiguara, a PRF diz que a atribuição seria da PC de Rio Verde.
Trabalho conjunto resulta em 2ª maior apreensão
A apreensão foi um trabalho conjunto da PRF com a Polícia Civil, que suspeita que a droga tenha saído do Mato Grosso e que seria entregue em Goiânia e em Brasília. O motorista, que tem 16 anos, não tem passagem. O delegado Alexandre Bruno Barros, da Polícia Civil, disse que esse perfil é uma nova estratégia usada pelos traficantes.
“O Estatuto da Criança e do Adolescente preceitua que o menor de 18 anos só será apreendido em flagrante se ele estiver na prática de um crime que envolve grave ameaça ou violência. Mas, vendo essa nova forma de agir [dos criminosos], nós já temos uma nova forma de investigação”, contou.
Segundo dados da PRF e da Polícia Civil, essa é a segunda maior apreensão de drogas feita em Goiás no ano de 2022. Há pouco mais de um mês, em julho, oito toneladas eram transportadas em outro caminhão e a abordagem foi em Cachoeira Alta, também no sudoeste goiano.
“Estamos trabalhando com bastante inteligência, sistema, tecnologia e principalmente integração entre as instituições como a Polícia Civil”, concluiu o superintendente da PRF.