Goiás teve o segundo setembro mais quente dos últimos 86 anos, diz Inmet

Compartilhar esta postagem

O calorão que passou por Goiás em setembro deste ano deixou marcas históricas. O estado teve o segundo setembro mais quente dos últimos 86 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Das estações com mais tempo de dados, 66% ficam com temperaturas máximas mais elevadas esse setembro de 2023 em Goiás”, explicou a assessoria de imprensa do Inmet.

 

Segundo o instituto, o levantamento é feito com base dos dados estação meteorológica de Goiânia, criada em 1937. Neste ano, considerando a média da temperatura máxima para Goiânia em setembro foi de 34°C, mas a capital teve média de 36ºC, 2ºC acima do esperado.

O Inmet pontuou que a temperatura máxima no último mês na capital foi de 39,3° C, em 25/09.

Os dados do Inmet em Goiânia começaram a ser computados em 1987, com a implantação da estação meteorológica. À frente de 2023, está apenas o ano de 2020, que registrou quase 5 ºC acima da média do mesmo mês.

Naquele ano, a média das temperaturas máximas para setembro era de 35,9°C e Goiânia registrou 40,4°C no dia 29/09, segundo o Inmet.

O calor continua?

 

Segundo o Inmet, a previsão é que a temperatura média para outubro na capital seja de 33,2°C, 1,5 a 2°C acima do esperado. No entanto, para a felicidade dos goianienses, há previsão de chuvas.

Conforme levantou o instituto, as chuvas neste mês devem ser irregulares, com intervalos com e sem.

A média de chuva para Goiânia é de 144,1 mm para o mês de outubro, o que é abaixo da média e com probabilidade de 10 a 50mm abaixo do esperado.

Facebook Comments Box
Please follow and like us:
Pin Share

Mais para explorar

A informação ao alcance do seu like. Nordeste e leste goiano.

Compartilhe

Sobre

Links principais

RSS
Follow by Email